Confira nesse post muitas ideias para diversificar a rotina trabalhando com as fichas dos nomes dos alunos!

  1. Espalhar os crachás no meio da sala e pedir para que os alunos procurem qual é o seu;
  2. Misturar os crachás no chão, para que separem os nomes dos meninos dos nomes das meninas;
  3. Separar os crachás cujos nomes comecem com a mesma letra;
  4. Separar os crachás que terminem com a mesma letra;
  5. Usar os crachás para fazer a chamada diária;
  6. Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras;
  7. Colocar os nomes em ordem alfabética;
  8. Contar a quantidade de vogais e consoantes do nome;
  9. Observar se há repetição de letras;
  10. Escrever novas palavras com as letras do nome;
  11. Trabalhar com alfabeto móvel, para que cada aluno monte o seu nome e dos colegas;
  12. Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes;
  13. Batata – Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial;
  14. Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas;
  15. Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas.Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever seu nome na lousa e guardar o crachá no quadro de pregas, contaremos quantas crianças vieram e quantas faltaram;
  16. Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras, os crachás serão guardados na ordem crescente da quantidade de letras, isto é, do nome menor para o maior;
  17. Cada um pega o seu crachá no quadro de pregas e andam aleatoriamente pela sala. Ao sinal da professora, deverão fazer uma cobra colocando os crachás em ordem alfabética observando a letra inicial, falar onde mais usamos esta ordem (agenda telefônica, dicionário, lista da escola, etc.);
  18. Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes, dentro da sala, em ordem alfabética, onde cada um colará o seu nome;
  19. Bingo – utilizar o crachá para brincar bingo, de forma que cada aluno recebe uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
  20. Bingo com cartelas contendo mais de um nome;
  21. Brincar de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono, se ninguém descobrir, o próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
  22. Brincar de Amigo Secreto, onde cada um faz um desenho ou uma modelagem de massinha e sorteia um crachá com o nome de quem ganhará o seu presente;
  23. Que nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: “Te dou um C, te dou um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?” A turma deverá responder: CAIO. Este rapidamente pega seu crachá e guarda no bolsão de letras, podendo ser o próximo a cantar as letras do próximo nome;
  24. Utilizar os crachás para sorteios de ajudantes, etc.;
  25. As crianças receberão as letras do seu nome e deverão juntá-las como um quebra-cabeça montando assim os seus nomes;
  26. Adivinhe o nome é uma brincadeira desafiadora em que o professor pronuncia os nomes das crianças com as sílabas ou letras trocadas e o grupo deverá descobrir de quem é o nome. Ex.: LARCOS = CARLOS;
  27. Descobrir a letra que está faltando no nome que a professora ou outro aluno escreverá na lousa, ao descobrirem o dono do nome identifica e guarda o seu crachá que estará em uma mesa junto aos demais crachás;
  28. Com a música: A Canoa virou… , em roda ao falarem o nome da criança esta deverá pegar o seu crachá no centro da roda e colocá-lo no bolsão de letras;Todos os dias ao fazer a data e a rotina do dia a professora escreve bom dia para uma criança e todos poderão abraçá-la, esta escolha pode ser por ordem alfabética, sorteio, música, aniversariantes, etc.;
  29. Chamada na roda, através de um círculo, onde uma criança fica no meio da roda com uma bola ou outro objeto, esta deverá dizer o seu nome e jogar a bola para outra criança que trocará de lugar com ela e repetirá o procedimento;
  30. Agarre o par é uma brincadeira em que todos deverão estar em pares. A professora estará segurando um objeto e contará até três, então todos mudam de par e ela passa o objeto para alguém dizendo o seu nome e procura um par também. Quem ficou com o objeto será o próximo a contar e procurar um par durante a troca passando novamente o objeto, e assim sucessivamente;
  31. Ao chegar cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo, os que sobrarem serão os ausentes;
  32. Arremessando a bola para o alto no meio da roda uma criança deverá dizer o nome de um dos colegas, este tentará pegar a bola, se conseguir repete o procedimento, se não conseguir a mesma criança que iniciou escolhe outro colega;
  33. Brincar de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na presença delas.
  34. Montar uma poesia com as rimas encontradas, digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos;
  35. Descobrir juntos todas as versões da música: “A Barata diz que tem…”, então reescrevê-la, com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos seus nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também. Digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão cantar ou recitar para as demais turmas e dar de presente para as outras pessoas com seus autógrafos.
  36. Solicitar uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-la na roda. Digitar estas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem.
  37. Fazer um desenho de interferência com cada letra do nome começando da inicial, para a montagem de um livrinho;
  38. Montar um painel com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus respectivos nomes.
  39. Montar um álbum sanfonado com a história do nome, características físicas e pessoais, fotos próprias e de familiares, este poderá ser um produto final de encerramento de projeto referente ao trabalho com a identidade.
  40. Ditado: Entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na sua lista. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todos é importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e final, por exemplo;
  41. Entregue uma lista dos nomes dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade anterior, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa;
  42. Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e depois que separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos;
  43. Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e que coloquem em ordem alfabética;
  44. Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares);
  45. Análise da certidão de nascimento da criança (trabalho com documento);
  46. Montagem de uma árvore genealógica da família;
  47. Análise de fotos antigas e atuais da criança;
  48. Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas;
  49. Letras do alfabeto: letras do alfabeto pintadas e recortadas em cartolina, isopor, EVA ou outro material. Divida a classe em grupo, sorteie algumas letras para cada grupo que deverá falar o maior número possível de palavras que comecem com aquela letra. O professor escreve todas elas em um cartaz e fixa na parede para que possam consultar quando necessário já que fazem parte do vocabulário ativo da classe;
  50. Alfabeto ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que desenhem ou colem uma figura cujo nome comece com aquela letra. Esse material deverá ficar a disposição dos alunos durante o ano;
  51. Pedir para que tragam um objeto de casa. Na classe, o grupo classifica segundo a letra inicial. É feito uma lista com as palavras. Algumas palavras poderão ser copiadas no caderno;
  52. Listagem: elaborar com os alunos várias listas: roupas, compras de supermercado, animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, etc. Reconstruir na lousa algumas palavras perguntado aos alunos quais letras devem ser usadas. As listas ficam a disposição dos alunos para futuras consultas;
  53. O professor faz um quadriculado numa Carolina ou sulfite escrevendo uma letra em cada quadrado. O aluno desenhará ou colará uma figura que inicie com aquelas letras ou que tenham aquelas letras no nome (destacando-a na palavra);
  54. Quebra cabeça – o professor faz um quebra cabeça com as letras do nome do aluno. Mais tarde poderá fazer com outras palavras;
  55. Caixa surpresa – o professor, ao final da aula entrega uma caixa a um aluno pedindo a ele que traga um objeto qualquer, de sua casa para a aula do dia seguinte. Na próxima aula ele dará dicas aos colegas que tentarão adivinhar qual o objeto que está na caixa;
  56. Chamar o aluno entregando seu cartão;
  57. Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
  58. Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;
  59. Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é;
  60. Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
  61. Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
  62. Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
  63. Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;
  64. Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;
  65. Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente.

Você também pode gostar de:

Proclamação da república
Título
Proclamação da república
Description
A Proclamação da República foi um acontecimento histórico no Brasil, quando o Imperador Dom Pedro II foi deposto e o país tornou-se uma república. O dia 15 de novembro de 1889 marca a data deste importante momento da história brasileira. O novo governo proclamou a República, criando assim as instituições e os mecanismos que permitiram o desenvolvimento político e econômico do país nos próximos anos. Por isso, a Proclamação da República é celebrada como um dos mais importantes marcos na história do Brasil.|Educação Infantil, Atividade Infantil, Ensino Religioso, Atividades Lúdicas, Estratégias de Ensino, Plano de Aula, Festividades Cristãs
✍️ Atividade de alfabetização com a letra F 📖
Título
✍️ Atividade de alfabetização com a letra F 📖
Description
Desenhe um fantástico F para celebrar o Dia das Crianças! Com cores vibrantes e detalhes divertidos, mostre como você vê essa letra especial. A atividade de alfabetização é uma aventura criativa!|alfabetização, pintura, criança, cores, criatividade, arte, educação, infância, aprendizado, desenvolvimento, habilidades, atividade, ensino, escola, infanteis, brincadeira
Letramento e alfabetização
Título
Letramento e alfabetização
Description
O letramento e a alfabetização são elementos fundamentais para permitir o desenvolvimento de importantes habilidades literárias que facilitam a aquisição de conhecimento sobre diversos assuntos. A alfabetização tem sido essencial para assegurar o acesso à educação, aumentar a produtividade dos trabalhadores e melhorar o ambiente social. O letramento é essencial para o ensino, pois permite aos alunos expressar e compartilhar conhecimentos adquiridos em sala de aula. Portanto, o letramento e a alfabetização são essenciais para o desenvolvimento educacional, social e econômico.|Educação Infantil, Atividade Infantil, Ensino Religioso, Atividades Lúdicas, Estratégias de Ensino, Plano de Aula, Festividades Cristãs
10 Atividades Pedagógicas para Incentivar a Conscientização Patriótica na Educação Infantil
Título
10 Atividades Pedagógicas para Incentivar a Conscientização Patriótica na Educação Infantil
Description
No contexto da diversidade e inclusão, a educação é fundamental para que nossos jovens se desenvolvam como indivíduos respeitosos e empáticos. Como professores, é nosso dever estimular a curiosidade dos alunos e promover o diálogo intercultural, valorizando as diferenças e enriquecend|Dia da Independência, 7 de Setembro, Independência do Brasil, Desfile Cívico, Patriota, Hino Nacional, Proclamação da Independência, Bandeira do Brasil, Atos Cívicos, História Nacional, Liberdade, Soberania, Celebração Nacional, Pátria, Heróis da Independência, Cultura Patriótica, Manifestações Cívicas, Desfile Militar, Festejos Patrióticos, Orgulho Nacional, Amor à Pátria, Independência Política, Eventos Oficiais, Unidade Nacional.
Atividade: Resolva as equações de soma
Título
Atividade: Resolva as equações de soma
Description
Nessa atividade os alunos irão resolver equações de soma de forma divertida e simples|mundo matemática, números, atividades, infância, desenvolvimento, estudo, ensino, escola
Educando com amor: 7 práticas educativas para celebrar o Dia do Trabalho na educação infantil
Título
Educando com amor: 7 práticas educativas para celebrar o Dia do Trabalho na educação infantil
Description
Ao explorar as diferentes profissões através da arte, nosso objetivo é inspirar os jovens a considerarem as várias opções de carreira que têm à disposição. Cada imagem é uma oportunidade para estimular a criatividade e incentivar a discussão sobre o valor do trabalho e da dedicação. J|Dia do Trabalho, Trabalho Digno, Direitos Trabalhistas, Movimento Sindical, Empregados, Empregadores, Justiça Social, Condições de Trabalho, Valor do Trabalho, Solidariedade Laboral, Luta pelos Direitos Trabalhistas, Feriado, Manifestação, Trabalhadores, Emprego, Igualdade no Trabalho, Respeito ao Trabalhador, Sindicato, Conquistas Laborais, Homenagem ao Trabalho, Jornada de Trabalho, Benefícios Trabalhistas.