3 curiosidades sobre educação

A invenção do lápis escolar

O lápis com borracha embutida foi patenteado em 1858 por Hymen Lipman, revolucionando a forma de corrigir erros nos cadernos.
Hymen Lipman era um empresário da Filadélfia, nos Estados Unidos. Em 30 de março de 1858, ele registrou a patente nº 19.783 para o primeiro lápis com uma borracha acoplada em sua extremidade.
Sua ideia era simples: facilitar a correção de erros durante a escrita, integrando duas ferramentas essenciais em um único instrumento.

Antes dessa invenção, os lápis e as borrachas eram objetos separados. As pessoas precisavam carregar ambos para escrever e corrigir. Lipman percebeu que combinar os dois tornaria o processo mais prático, especialmente para estudantes e profissionais que precisavam de portabilidade.

Primeira mulher professora

Na Grécia Antiga, Hipátia de Alexandria foi uma das primeiras mulheres reconhecidas como educadora e filósofa, ensinando matemática e astronomia.
Filha de Teão de Alexandria, um matemático e astrônomo renomado, Hipátia cresceu cercada por um ambiente intelectual que a incentivou a estudar e ensinar.
Hipátia estudou em Alexandria, um dos maiores centros de conhecimento da época, e possivelmente em Atenas. Ela se destacou em áreas como:

  • Matemática: Contribuiu para o estudo das seções cônicas e desenvolveu ideias que influenciariam posteriormente a geometria.
  • Astronomia: Trabalhou na melhoria de instrumentos astronômicos, como o astrolábio, usado para medir a posição das estrelas.
  • Filosofia: Ensinou filosofia neoplatônica, que combinava elementos das ideias de Platão e Aristóteles, adaptadas à espiritualidade de sua época.
    Hipátia se tornou uma das poucas mulheres de sua época a ocupar um papel de destaque na educação e no ensino público. Ela liderou a Escola de Alexandria, onde dava palestras e ensinava estudantes de diferentes origens. Seus alunos frequentemente se tornavam figuras influentes, incluindo governantes e líderes religiosos.

A origem do quadro-negro

O quadro-negro foi inventado no início do século XIX. Antes disso, os professores explicavam os conteúdos apenas oralmente ou usando pequenas lousas individuais.
O quadro-negro foi introduzido no início do século XIX. Embora não exista um consenso absoluto sobre quem o inventou, acredita-se que tenha sido usado pela primeira vez por James Pillans, diretor de uma escola em Edimburgo, na Escócia, por volta de 1801.
Os primeiros quadros-negros eram feitos de placas de ardósia, um tipo de pedra escura com uma superfície lisa e resistente. Essa característica permitia que a escrita com giz fosse facilmente apagada, tornando-o reutilizável.

Antes do quadro-negro, os professores tinham métodos muito limitados para compartilhar informações com a turma:

  • Eles explicavam oralmente, enquanto os alunos copiavam diretamente.
  • Eram usadas lousas individuais (pequenas tábuas de ardósia) que os alunos carregavam consigo. Isso, no entanto, tornava difícil ensinar conceitos para todos ao mesmo tempo.

E por hoje é só, espero que tenham gostado.

Até a próxima!