Ver mais

Conteúdos

6 Livros infantis para ajudar a lidar com o luto

Por tudo que nossa sociedade têm passado, estamos lidando mais com o luto. Se já é difícil para nós adultos, não deveria ser diferente com as crianças. Existem muitas dúvidas ao lidar com o assunto, ao informar uma criança sobre a perda de um ente querido ou a ajudá-la a lidar com a saudade. Então fizemos uma seleção de livros que abordam o assunto e podem auxiliar a quem estiver passando por um momento difícil de luto em sua vida.

  1. O livro do adeus, de Todd Parr.
Divulgação editora.

Compreender a morte como um processo natural e aceitá-la de forma serena é uma tarefa difícil até para gente grande. Imagina para a criança que, de uma hora para outra, se vê obrigada a dizer adeus a um bichinho de estimação ou a um membro da família? A fim de descomplicar essa delicada situação, o renomado autor e ilustrador norte-americano Todd Parr criou O livro do adeus. Com seus coloridos desenhos, a obra traz uma comovente e esperançosa história sobre dizer adeus a alguém que a gente ama. O autor, conhecido por abordar de forma simples e educativa questões que povoam a imaginação e as dúvidas dos pequenos, garante que este foi o livro mais difícil que já escreveu.

Onde comprar?

2. O pontinho da saudade

Divulgação da editora.

A menina, que guarda muitos pontinhos no coração, perdeu o pai. A morte é um grande ponto que causa tristeza em seu coração. Ela tenta compreender a morte, assim como aceitou a vida, afinal, um é parte do outro.

Onde comprar?

3. Pode chorar, coração, mas fique inteiro

Divulgação da editora.

Um livro delicado e poético que fala com as crianças sobre um assunto difícil e inevitável: a morte.

Não tem jeito: a morte sempre aparece, não importa o quanto a gente tente evitar. Mas, se os dias de sol são especialmente divertidos porque sabemos que os dias de chuva virão, talvez a relação entre a vida e a morte também seja assim. É o que as quatro crianças deste livro vão descobrir quando a Morte aparece na casa da avó delas. E essa figura tão assustadora se mostra uma gentil admiradora da vida, mostrando às crianças ― e a todos os leitores ― a importância e a beleza de conseguirmos nos despedir de quem amamos na hora que ela chegar.

Livro indicado para leitores a partir de 6 anos.

Onde comprar?

4. O Vovô não Vai Voltar? Trabalhando o Luto com Crianças

Divulgação da editora.

Perder alguém que gostamos é algo muito difícil e doloroso. No caso das crianças, isso se torna ainda mais complicado, pois seu entendimento sobre a morte é restrito, dificultando a elaboração do luto. Nesse sentido, a orientação repousa no fato de que crianças precisam receber informações claras sobre a morte, para evitar a propagação de sentimentos como medo, insegurança e culpa. Baseia-se na compreensão dos quatro pilares que apoiam os estudos sobre a elaboração do luto por parte das criança s: universalidade, que é a compreensão de que todos os seres vivos devem morrer um dia; irreversibilidade, o fato de que, uma vez morto, não se pode voltar à vida; cessação da vida corporal, a compreensão de que a morte envolve o fim de todas as funções corporais e dos órgãos; causalidade, que é a noção de que é precisamente a cessação das funções corporais que causa a morte. Este livro é um recurso para pais, educadores e terapeutas abordarem o tema com crianças de 4 a 12 anos e guiá-las neste doloroso, mas necessário, caminho da elaboração das perdas que acontecem na vida.

Onde comprar?

5. O dia em que o passarinho não cantou

O dia em que o passarinho não cantou narra a amizade entre uma garotinha e um passarinho, que se tornou seu animal de estimação. Contudo, o pequeno pássaro ficou adoentado e a menina enfrentou uma experiência comum na infância: a perda de seu animalzinho, a qual provoca sofrimento e questionamentos sobre outras situações de perdas e luto. Assim, este livro pode ser um instrumento para pais, professores e psicoterapeutas conversarem com a criança acerca desses temas, ajudando-a no enfrentamento de suas perdas.

Onde comprar?