A cultura africana chegou ao Brasil através dos povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico. A rica diversidade cultural da África, apesar de reprendida e desvalorizada por muito tempo, está muito presente na cultura brasileira. Os africanos trazidos ao Brasil trouxeram suas crenças, rituais, suas línguas, receitas, arte, religião, artesanatos, conhecimento em diversas áreas, tradições, etc. A cultura africana, assim como a indígena, foi suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos eram reprendidos e obrigados a aprender o português, sendo batizados com nomes portugueses e forçados a se converter ao catolicismo.
Toda essa violência ainda hoje causa dor. Apesar de ser um país de grande diversidade em todos os âmbitos, o Brasil é também um país com pessoas preconceituosas. O racismo se destaca dentre esses preconceitos. Nosso papel como educadores(as) é conscientizar nossos alunos e alunas quanto ao respeito, a tolerância, despertar o senso crítico, a cidadania, valores fundamentais para bons relacionamentos na sociedade e também para uma nação mais justa, com mais igualdade. Temos muito o que superar, reparar e trabalhar!
Então vamos ao post? Conheça a história do livro “Meninos de todas as cores”, da autora Luisa Duda Soares e baixe a atividade para trabalhar com sua turma!
ATENÇÃO: O MATERIAL ABAIXO É DISPONIBILIZADO PARA USO PESSOAL. NÃO PUBLICAR EM OUTROS SITES, EM REDES SOCIAIS, ETC. VENDA PROIBIDA.