O objetivo dessa atividade é ajudar os alunos a praticarem a contagem e a sequência numérica. Ao preencher os números faltantes nas sequências, eles vão exercitar o reconhecimento da ordem dos números e a lógica da sequência crescente.
Solução da atividade
Primeira Imagem
Na primeira imagem é mostrado 3 sequências diferentes, elas são:
- 2, 3, _ , 5, _
- 1, 2, _ , 4, _
- 5, 6, _ , 8, _
A resolução do problema é:
- 2, 3, 4 , 5, 6
- 1, 2, 3, 4, 5
- 5, 6, 7 , 8, 9
Segunda Imagem
Na segunda imagem é mostrado 3 sequências diferentes, elas são:
- 3, 4, _ , 6, _
- 2, 3, _ , 5, _
- 5, 6, _ , 8, _
A resolução do problema é:
- 3, 4, 5 , 6, 7
- 2, 3, 4, 5, 6
- 5, 6, 7 , 8, 9
Terceira Imagem
Na terceira imagem é mostrado 3 sequências diferentes, elas são:
- 4, 5, _ , 7, _
- 3, 4, _ , 6, _
- 5, 6, _ , 8, _
A resolução do problema é:
- 4, 5, 6, 7, 8
- 3, 4, 5, 6, 7
- 5, 6, 7 , 8, 9
Passos para aplicar a atividade:
- Introdução ao Conteúdo: Comece explicando que uma sequência numérica é uma lista de números em uma ordem específica, onde cada número vem depois de um número anterior. Explique que em algumas sequências, alguns números estão faltando, e é preciso preenchê-los.
- Como Apresentar a Atividade:
- Mostre a eles que, para completar a sequência, é necessário observar os números ao redor dos espaços em branco e entender qual número é o próximo na ordem.
- Ofereça um exemplo antes de começar, como: "Se tivermos a sequência 1, , 3, , 5, a sequência correta será 1, 2, 3, 4, 5." Explique como os números seguem uma ordem crescente e contínua.
- Distribuição da Atividade: Entregue a folha com as sequências numéricas para os alunos. Eles deverão preencher os espaços vazios com os números que faltam.
Essa atividade vai ajudar os alunos a entenderem como as sequências numéricas funcionam e como completar os números faltantes de maneira simples e divertida.