


Nessa atividade as crianças exercitam a capacidade de identificar a quantidade de elementos através de figuras.
De forma interativa, essa atividade ajuda a reforças as habilidades matemáticas e a identificação de elementos. Foram utilizados elementos fáceis de serem identificados, como o cachorro, o elefante, o ursinho, a tesoura, a cadeira, o pente e outros.
Dicas de como aplicar a atividade
Apresente a atividade: Comece explicando que a contagem é a quantidade de elementos iguais que estão aparecendo no quadradinho na atividade. Explique que nessa atividade eles precisarão completar o quadradinho a direita informando quantos elementos tem no quadradinho da esquerda.
Como fazer: Mostre a eles que, para preencher o número da contagem, é necessário observar quantas imagens tem no quadradinho do lado.
Ofereça um exemplo antes de começar, como:
- “Se tivermos a imagem de um gatinho sozinho, então devemos preencher no quadradinho do lado o número 1. Porque temos apenas um gatinho.”
Distribuição da Atividade: Entregue a folha com a atividade para os alunos. Eles deverão preencher os espaços vazios com a quantidade de elementos que está ao lado. Essa atividade vai ajudar os alunos a entenderem como contar elementos de maneira simples e divertida.
Resolução da Atividade
Na primeira imagem percebemos alguns animais presentes em quadro blocos verticais. Cada bloco contém um animal e um número de repetição. A direita temos um espaço para ser preenchido pelo aluno, que informará a quantidade de elementos que há no bloco da esquerda.
Vejamos cada bloco:
- Bloco 1
- Nesse bloco há dois cachorros, espera-se que o aluno preencha o número 2 no espaço da direita.
- Bloco 2:
- Nesse bloco há um hamster, espera-se que o aluno preencha o número 1 no espaço da direita.
- Bloco 3:
- Nesse bloco há três cachorros, espera-se que o aluno preencha o número 3 no espaço da direita.
- Bloco 4:
- Nesse bloco há um elefante, espera-se que o aluno preencha o número 1 no espaço da direita.
Na segunda imagem percebemos alguns objetos presentes em quadro blocos verticais. Cada bloco contém um objeto e um número de repetição. A direita temos um espaço para ser preenchido pelo aluno, que informará a quantidade de elementos que há no bloco da esquerda.
Vejamos cada bloco:
- Bloco 1
- Nesse bloco há três ursinhos, espera-se que o aluno preencha o número 3 no espaço da direita.
- Bloco 2:
- Nesse bloco há quatro chaves, espera-se que o aluno preencha o número 4 no espaço da direita.
- Bloco 3:
- Nesse bloco há duas cadeiras, espera-se que o aluno preencha o número 2 no espaço da direita.
- Bloco 4:
- Nesse bloco há um tesoura, espera-se que o aluno preencha o número 1 no espaço da direita.
Na terceira imagem percebemos alguns objetos presentes em quadro blocos verticais. Cada bloco contém um objeto e um número de repetição. A direita temos um espaço para ser preenchido pelo aluno, que informará a quantidade de elementos que há no bloco da esquerda.
Vejamos cada bloco:
- Bloco 1
- Nesse bloco há dois foguetes, espera-se que o aluno preencha o número 2 no espaço da direita.
- Bloco 2:
- Nesse bloco há três pentes, espera-se que o aluno preencha o número 3 no espaço da direita.
- Bloco 3:
- Nesse bloco há duas folhas, espera-se que o aluno preencha o número 2 no espaço da direita.
- Bloco 4:
- Nesse bloco há um sofá, espera-se que o aluno preencha o número 1 no espaço da direita.
Por hoje é só,
Até a próxima!