Atividade: Contando as figuras

Nessa atividade as crianças exercitam a capacidade de identificar a quantidade de elementos através de figuras.

De forma interativa, essa atividade ajuda a reforças as habilidades matemáticas e a identificação de elementos. Foram utilizados elementos fáceis de serem identificados, como o cachorro, o elefante, o ursinho, a tesoura, a cadeira, o pente e outros.

Dicas de como aplicar a atividade

Apresente a atividade: Comece explicando que a contagem é a quantidade de elementos iguais que estão aparecendo no quadradinho na atividade. Explique que nessa atividade eles precisarão completar o quadradinho a direita informando quantos elementos tem no quadradinho da esquerda.

Como fazer: Mostre a eles que, para preencher o número da contagem, é necessário observar quantas imagens tem no quadradinho do lado.

Ofereça um exemplo antes de começar, como:

  • “Se tivermos a imagem de um gatinho sozinho, então devemos preencher no quadradinho do lado o número 1. Porque temos apenas um gatinho.”

Distribuição da Atividade: Entregue a folha com a atividade para os alunos. Eles deverão preencher os espaços vazios com a quantidade de elementos que está ao lado. Essa atividade vai ajudar os alunos a entenderem como contar elementos de maneira simples e divertida.


Resolução da Atividade

Na primeira imagem percebemos alguns animais presentes em quadro blocos verticais. Cada bloco contém um animal e um número de repetição. A direita temos um espaço para ser preenchido pelo aluno, que informará a quantidade de elementos que há no bloco da esquerda.

Vejamos cada bloco:

  • Bloco 1
    • Nesse bloco há dois cachorros, espera-se que o aluno preencha o número 2 no espaço da direita.
  • Bloco 2:
    • Nesse bloco há um hamster, espera-se que o aluno preencha o número 1 no espaço da direita.
  • Bloco 3:
    • Nesse bloco há três cachorros, espera-se que o aluno preencha o número 3 no espaço da direita.
  • Bloco 4:
    • Nesse bloco há um elefante, espera-se que o aluno preencha o número 1 no espaço da direita.

Na segunda imagem percebemos alguns objetos presentes em quadro blocos verticais. Cada bloco contém um objeto e um número de repetição. A direita temos um espaço para ser preenchido pelo aluno, que informará a quantidade de elementos que há no bloco da esquerda.

Vejamos cada bloco:

  • Bloco 1
    • Nesse bloco há três ursinhos, espera-se que o aluno preencha o número 3 no espaço da direita.
  • Bloco 2:
    • Nesse bloco há quatro chaves, espera-se que o aluno preencha o número 4 no espaço da direita.
  • Bloco 3:
    • Nesse bloco há duas cadeiras, espera-se que o aluno preencha o número 2 no espaço da direita.
  • Bloco 4:
    • Nesse bloco há um tesoura, espera-se que o aluno preencha o número 1 no espaço da direita.

Na terceira imagem percebemos alguns objetos presentes em quadro blocos verticais. Cada bloco contém um objeto e um número de repetição. A direita temos um espaço para ser preenchido pelo aluno, que informará a quantidade de elementos que há no bloco da esquerda.

Vejamos cada bloco:

  • Bloco 1
    • Nesse bloco há dois foguetes, espera-se que o aluno preencha o número 2 no espaço da direita.
  • Bloco 2:
    • Nesse bloco há três pentes, espera-se que o aluno preencha o número 3 no espaço da direita.
  • Bloco 3:
    • Nesse bloco há duas folhas, espera-se que o aluno preencha o número 2 no espaço da direita.
  • Bloco 4:
    • Nesse bloco há um sofá, espera-se que o aluno preencha o número 1 no espaço da direita.

Por hoje é só,

Até a próxima!