O Dia da Independência do Brasil celebra a data em que o Brasil se tornou independente de Portugal, o que aconteceu em 7 de setembro de 1822. Popularmente conhecido como o 7 de setembro, é um feriado nacional, também chamado de Dia da Pátria.
Nessa data, comemoramos a ocasião em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil gritando “independência ou morte”, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
Antes do grito, Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que tirassem os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. A partir desse momento, simbolicamente, o Brasil se tornava independente.
O dia 07 de setembro comemora um marco na história do nosso país e, por isso, é um feriado nacional, conforme as leis nº 662, de 6 de abril de 1949, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.
O intuito da comemoração é manter na memória do povo a importância do acontecimento. Atualmente, na data da Independência do Brasil, as escolas promovem desfiles pelas ruas da cidade, enquanto os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil.
As forças militares brasileiras – marinha, exército e aeronáutica – também fazem apresentações especiais ao público como forma de homenagem.
O desfile mais solene acontece em Brasília, onde participam o presidente da República e seus convidados.
ATENÇÃO: MATERIAL PARA USO PESSOAL. COMPARTILHAMENTO EM OUTRAS FONTES E VENDAS PROIBIDAS.
TAMBÉM PODE INTERESSAR: