Vamos trabalhar o folclore? Você conhece o Saci Pererê? Ele é um personagem muito divertido, engraçado, alegre e faz parte do folclore brasileiro. Se um Saci Pererê apronta muito, imagina dez! Você vai conhecer esse personagem divertido da história "Dez Sacizinhos" de Tatiana Belinky.
O Saci Pererê é um personagem danadinho e peralta do folclore brasileiro. Menino da pele preta de uma perna só, que fuma cachimbo e usa carapuça vermelha. A carapuça dá pra ele poderes mágicos. O Saci Pererê não é mau, apenas gosta de fazer travessuras, como dar nó no rabo do cavalo, assustar cachorros e pregar peças nos viajantes. Depois cai em gostosas gargalhadas com o resultado das molecagens.
O saci-pererê é um ser mítico que habita as florestas e tem como grande característica o fato de ser travesso e pregar peças nas pessoas. Ele é um ser pequeno, com cerca de meio metro de altura, embora existam versões da lenda que falem que ele pode chegar a ter três metros de altura, se quiser.
Seguindo a descrição, na lenda saci é negro e possui apenas uma perna, com a qual se locomove rapidamente. É conhecido também por não possuir cabelos e nem pelos corporais, usar um gorro vermelho na cabeça e praticar o hábito do fumo pelo cachimbo. Algumas versões da lenda apresentam-no com olhos vermelhos, enquanto outras não trazem essa característica.
Como mencionamos, a imagem clássica do saci mostra-o como um ser mítico e travesso que realiza brincadeiras, e, por isso, muitas menções do passado referem-se a ele como “endiabrado”. Por ser agitado, saci costumeiramente está realizando travessuras por onde passa. Importante mencionar que dentro da lenda não existe apenas um saci, podendo existir vários realizando suas travessuras ao mesmo tempo.
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/folclore/saci-perere.htm