Para enriquecer seu trabalho com a temática junina preparamos essa receita colorida que pode ser entregue com milho para que os alunos realizem a atividade, com auxílio de adulto, claro. Na Educação Infantil, acompanhar e observar a preparação da pipoca é uma ótima experiência! Já para os maiores, o trabalho pode ser feito com a leitura, reescrita, interpretação da receita, ou mesmo com relato da experiência de preparar pipoca.
Reunimos abaixo vídeos que podem ser utilizados junto desse recurso para suas aulas.
Originalmente, a chamada “Festa Junina” é pagã, é contrária à doutrina cristã, pois os costumes antigos homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, porque era nesse período em que começava o período da colheita de cereais. Mas como esses costumes eram muito antigos e a igreja não conseguia acabar com a popularidade das comemorações que surgiram há centenas de anos, acabou aderindo a festa atribuindo a ela caráter religioso.
No Brasil, as festas juninas foram trazidas a nossa cultura pelos portugueses, no período colonial. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina, possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é o principal santo da comemoração (motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João). Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.
DOWNLOAD EM PDF APÓS AS IMAGENS. CONTEÚDO PARA USO PESSOAL.