Ver mais

Conteúdos

Estimulação cognitiva

A estimulação cognitiva é um importante instrumento para o desenvolvimento intelectual da criança. A partir dos primeiros meses de vida, é possível identificar a capacidade de aprendizado de uma criança e começar a estimular a sua mente.

Atividades lúdicas, jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo de uma criança.

A estimulação cognitiva na educação infantil surge como um importante meio para o aprendizado das crianças. Através da estimulação cognitiva é possível desenvolver habilidades, como a memória, a lógica, o raciocínio, a criatividade e a percepção. Estas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento intelectual da criança.

Atividades lúdicas, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e atividades manuais, estimulam a criança ao nível cognitivo.

Estas atividades são importantes para o desenvolvimento de habilidades de pensamento lógico, raciocínio e memória. Através dos jogos e brincadeiras, as crianças também aprendem a trabalhar em equipa, a partilhar e a ser mais criativas.

Estas competências são fundamentais para o seu desenvolvimento social.

A estimulação cognitiva na educação infantil é um importante meio para o desenvolvimento intelectual das crianças. Através de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, as crianças desenvolvem habilidades de memória, lógica, raciocínio e criatividade, bem como as competências necessárias para trabalhar em equipa e partilhar.

Esta estimulação ajuda a criança a crescer de forma equilibrada e saudável.

Atividades

Atividade: Identificando Figuras Geométricas

Material: Cartões coloridos com figuras geométricas (retângulo, círculo, quadrado, triângulo, losango), lápis de cor

Objetivo: Estimular o reconhecimento de figuras geométricas básicas.

Passo a Passo:

1. Espalhe os cartões com as figuras geométricas pelo chão.

2. Peça para que as crianças identifiquem as figuras e separem as que são iguais.

3. Depois que as crianças identificarem todas as figuras, peça para que elas escolham as figuras que mais gostam e as coloram com os lápis de cor.

4. Por fim, peça para que elas criem desenhos e formas com as figuras coloridas. Resultado Esperado: Que as crianças consigam identificar e colorir as figuras geométricas e que, ao criar formas e desenhos, elas possam descobrir as diversas possibilidades de combinação das figuras.