Ver mais

Conteúdos

Importância da leitura e da escrita.

A leitura e a escrita são habilidades fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico e a aquisição de conhecimento.

Por isso, elas devem ser incentivadas desde cedo, na Educação Infantil.

O processo de aprendizagem começa na infância, quando os pequenos começam a desenvolver as primeiras habilidades cognitivas.

Nessa etapa, a leitura e a escrita têm um papel fundamental para o crescimento intelectual das crianças.

A leitura contribui para o desenvolvimento da memória, da imaginação e da capacidade de se expressar. Ela também ajuda a ampliar o vocabulário e a desenvolver o raciocínio lógico.

Já a escrita é um importante meio de comunicação que ajuda as crianças a expressar suas ideias de forma clara e organizada. Ela também ajuda a desenvolver a capacidade de memorização e a concentração.

Atividade:

Material Necessário:

Figuras de animais ou objetos, lápis de cor, folhas de papel, livros infantis.

Passo a Passo:

1. Reúna as crianças e explique a importância da leitura e da escrita. Você pode explicar que a leitura e a escrita nos ajudam a conhecer mais sobre o mundo que nos cerca, conhecer novas histórias, expressar nossos sentimentos e muitas outras coisas.

2. Peça para as crianças desenharem em um papel algo que gostam de ler ou escrever. Você pode sugerir como tema livros infantis, jogos de palavras, poesias, contos, etc.

3. Depois que as crianças terminarem de desenhar, incentive-as a colorir suas criações.

4. Peça para as crianças compartilharem seus desenhos com os demais.

5. Para finalizar, leia um livro infantil para as crianças e incentive-as a contar uma história que elas criaram. Essa atividade ajuda as crianças a entenderem a importância da leitura e da escrita de maneira lúdica e divertida.