Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965. Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia.
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
A Educação Ambiental deve sair do papel, priorizando atividades práticas. Plantar, cuidar, observar o desenvolvimento, entender a importância, conviver com a natureza, ter consciência e intervir de forma benéfica ao meio ambiente. Nessas datas é muito importante repensar, refletir nossas ações, pois muitos profissionais esquecem o real propósito, criam lembrancinhas em e.v.a. para o dia da água, da árvore, etc. Sabemos que a maioria das Escolas exige muitos registros e isso leva à muito papel e materiais, mas não deixe esse trabalho só no papel, a cada dia é mais emergente o trabalho ambiental.
Curiosidades:
Cada região do Brasil possui sua árvore símbolo:
Norte – castanheira;
Nordeste – carnaúba;
Centro-Oeste – ipê amarelo;
Sudeste – pau-brasil;
Sul – araucária.
– No Dia 21 de março é comemorado o dia Mundial da Árvore.
ATENÇÃO! MATERIAL PARA USO PESSOAL. VENDA E DISTRIBUIÇÃO EM OUTRAS FONTES PROIBIDA.